• Rua 15C, Qd. 102, Lt. 30 - Setor Garavelo - Aparecida de Goiânia/GO

Das 07:30h às 17:30 horas
  • Telefone:

Exame Eletroneuromiografia

A eletroneuromiografia (ENMG) é um exame utilizado para a avaliação funcional dos nervos e músculos. A atividade muscular depende de neurônios motores situados na região anterior da medula espinhal. Já a sensibilidade é mediada por neurônios sensitivos situados na região medular posterior.

eletroneuromiografia

Os neurônios motores transmitem sinais elétricos através dos nervos que, então, promovem a contração muscular. Os neurônios sensitivos levam informações de tato, dor, posição do corpo e outras modalidades sensoriais desde a periferia através dos nervos até a medula espinhal.

Como a eletroneuromiografia é realizada?

Os nervos e músculos são tecidos excitáveis, o que significa que respondem a estímulos elétricos seja propagando o estímulo elétrico ou realizando uma contração muscular. A máquina de ENMG consegue fornecer o estímulo e registrar a resposta dos nervos e músculos a estes estímulos. Os parâmetros analisados são a velocidade, força, constância e forma dos sinais elétricos. Os eletrodos da ENMG podem ser agulhas para registro profundo, ou eletrodos comuns que são colados sobre a pele, no caso da eletroneuromiografia de superfície.

A avaliação da função muscular é feita com o músculo em repouso e em momentos de contração muscular. Instruções claras são dadas durante o teste sobre quais movimentos realizar, e em quais momentos realizá-los.

Para que a eletroneuromiografia é utilizada?

A ENMG é feita com o objetivo de se identificar disfunções na condução nervosa ou na função muscular. O exame OBRIGATORIAMENTE deve ser realizado por um médico neurofisiologista capacitado e com experiência.

O médico pode pedir uma ENMG quando há sintomas relacionados à problemas de condução dos nervos, ou disfunção muscular. Esses sintomas incluem: dormência, formigamento, fraqueza muscular, dor muscular ou cãibras, entre outros.

Esses sintomas podem indicar diversas doenças, como distrofias musculares (como a Distrofia Muscular de Duchenne), doenças que afetam a conexão entre os nervos e os músculos (Miastenia Gravis) ou a condução nervosa (neuropatia alcoólica, e neuropatia diabética), doenças que afetem a origem (raiz) do nervo (hérnias de disco, Síndrome de Guillain-Barré) e outros.

A ENMG é um exame complementar usado para ajudar no diagnóstico, ou na exclusão dessas e de diversas outras doenças.

Riscos de realização da eletroneuromiografia

O exame é considerado pouco invasivo. De uma forma geral, a ENM é um exame de baixo risco, e as complicações relacionadas à sua realização são bem raras.

Existe um pequeno risco de sangramento ou infecção (similar ao de uma injeção intramuscular) onde o eletrodo é introduzido, no caso da eletroneuromiografia por agulha. O exame pode causar algum nível de dor ou desconforto no local de introdução da agulha, e essa dor usualmente cessa assim que o eletrodo é retirado. Sensações incômodas também podem ser sentidas enquanto o eletrodo transmite correntes elétricas durante o exame, que podem ser desde formigamentos até contrações musculares.

Após o exame, pequenas áreas arroxeadas podem aparecer nos locais de aplicação dos eletrodos, quando as agulhas são utilizadas, o que é uma reação normal, e desaparece em poucos dias. Caso os roxos persistam, procure novamente o médico que realizou o exame.

Limitação da eletroneuromiografia

O uso da ENMG tem aplicações clínicas práticas, como auxiliar no diagnóstico de diversas doenças – como mencionado acima – porém, ele possui algumas limitações.

Não todas as doenças neurológicas alteram a função dos nervos ou dos músculos. Nesse caso, a ENMG não é de utilidade.

Em alguns casos de neuropatias periféricas (doenças do nervos periféricos), os nervos afetados são muito pequenos e os sinais gerados por eles não podem ser registrados de forma fiel durante o exame. Nestes casos, mesmo com um exame normal, a doença não pode ser descartada.

O exame exige a cooperação do paciente para a realização de contrações musculares e movimentos voluntários, o exame ficará incompleto em pacientes que não podem cooperar com o teste, pacientes desacordados, ou crianças muito novas (com limitações).

De uma forma geral, a ENMG é um exame rápido, seguro, e que fornece resultados precisos e em tempo real da atividade muscular e nervosa, ajudando no diagnóstico de diversas doenças, e permitindo o tratamento adequado e no tempo correto.